Como otimizar páginas de aceitação de e-mail

Otimizar as páginas de opt-in de e-mail está entre as tarefas mais importantes a serem feitas e entre as mais esquecidas. A forma como os formulários e páginas opt-in são apresentados determina a qualidade da lista, a taxa de crescimento e atende às expectativas do assinante que, por sua vez, ajudam no desempenho do email. O primeiro passo para a otimização é fazer com que as pessoas preencham a página de opt-in. Em seguida, está projetando o layout da página e do formulário de aceitação.

Fazer alguém acessar o site é outro problema. Mas, assim que acessarem o site, eles devem ser seduzidos a se inscrever, levando-os até a página de cadastro. Em primeiro lugar, o caminho para a página de inscrição deve ser mais fácil e claro. Links para a página ou formulário de inscrição devem ser incluídos na página inicial ou até em outras páginas. Caixas promocionais devem aparecer em áreas como as barras laterais. O visitante não deve pesquisar se o site oferece newsletters por e-mail ou não. Os links para a área de navegação devem enviar mensagens claras. Termos e nomes que não são óbvios devem ser evitados. Palavras como E-mail Newsletter, Newsletter ou eNewsletter são muito apropriadas.

Se houver espaço suficiente, promova o boletim informativo mais recente em sua página inicial com seu link. O site deve ter uma área de ‘Centro de Conhecimento e Recursos’ onde podem ser colocados extratos de artigos e edições arquivadas. Esta área pode ser usada para promover inscrições no boletim informativo da empresa. É bom incluir o link de assinatura nas edições anteriores.

Uma vez que o objetivo da página de opt-in é converter o maior número possível de leitores em assinantes, o design, a copy e o layout da página de opt-in devem ser semelhantes aos da página de destino. A página deve ser desenhada com forma, copy e imagens que devem refletir confiança e valor. Devem ser incluídos links para amostras que possam dar uma ideia sobre a qualidade do e-mail a ser recebido no ato da inscrição. A pequena tela de captura do e-mail é opcional, mas também é benéfica. Depoimentos de leitores às publicações por e-mail podem ser incluídos no formato pull quote. O conteúdo dos depoimentos pode ser em textos ou imagens.

No mundo de hoje, tudo tem um preço. Portanto, quando um assinante fornece seu valioso endereço de e-mail, certamente está procurando algo em troca. É por isso que imagens e cópias devem ser incluídas na página de opt-in, que transmite o valor básico dos e-mails a serem enviados. Os assinantes podem receber "ofertas especiais por e-mail". Qualquer tipo de incentivo regular vai longe; seja ‘2 $ de desconto na próxima compra’ ou ‘livro branco grátis’, mesmo os descontos podem aumentar a conversão.

Deve-se tomar cuidados extras ao escrever uma curta política de e-mail perto do botão de envio. Um link para uma política de privacidade detalhada da empresa deve ser incluído no final. A frequência, formato e conteúdo dos e-mails devem ser esclarecidos e o processo de inscrição deve ser confirmado através de um e-mail de boas-vindas.

Certos detalhes sobre a página opt-in também devem ser considerados. É necessário manter um equilíbrio correto das informações coletadas por meio do formulário ou página de opt-in. Nem muita e nem tanta informação deve ser solicitada. O futuro deve ser planejado desde o início. Obviamente, pedir apenas o endereço de e-mail é muito rápido; as informações necessárias para a entrega do e-mail serão perdidas. As informações que não são necessárias para entrega e segmentação de email ou personalização devem ser evitadas. Se houver muitos campos, os menos importantes devem ser marcados como opcionais. Um script deve ser incluído para verificar erros de sintaxe. Duas caixas devem estar presentes para que o endereço de e-mail seja inserido duas vezes. Isso reduz o risco de digitar um endereço de e-mail inválido. Os campos mínimos a serem incluídos no formulário são nome, sobrenome, endereço de e-mail e preferência de formato. O campo opcional do formulário pode ser baseado no endereço de e-mail secundário, frequência, preferências e dados demográficos.